domingo, 31 de maio de 2015

ERRO NÚMERO 9: A MODA FEMININA NÃO TEM GRAÇA

Essa eu encontrei em uma dessas listas de coisas que os homens acham da gente que a gente não sabe, ou alguma tosqueira assim...



Quem não lembra do comercial da moça “cheiinha” que compra um jeans que não cabe, vai pra casa, começa a dieta, faz exercícios enlouquecidamente, até conseguir entrar na tal calça? No comercial, ela deita assim, até conseguir fechar a calça. (Quem tem menos de 35, nem tente lembrar. Coisas dos anos 1980, quando ainda não havia “feminazi gorda chata pra reclamar de machismo e gordofobia na TV”). Aliás, vestir jeans assim, como a mulher da foto, foi uma das primeiras coisas que aprendi com minha mãe. Se não me engano, é ela que tem uma história, aparentemente hilária pros homens (tragicômica pra mim), de se deitar na cabine da loja e não conseguir levantar. Se não é ela, poderia ser. Porque uma das minhas memórias mais antigas das adultas na minha vida (não só minha mãe, mas tias e a madrinha da minha irmã), é de vê-las deitadas assim, encolhendo a barriga até fechar o jeans. Ir ao banheiro a noite toda, nem pensar! (Depois não sabem porque mulher tem mais problema renal que homem.)

Realmente, deve ser muito engraçado, você, homem, em suas calças confortáveis, ficar de longe, rindo de nós tentando entrar nas calças femininas.Uma vez, uma amiga, tentando responder em que aspecto as mulheres realmente ganharam equidade e não só ilusões (como são o voto, e o direito de ter dupla ou tripla jornada), disse: no direito a usar calça. Não, amiga, se enganou... As calças femininas não são feitas pra dar direito nenhum a mulheres, só a homens. É ao olhar masculino que elas agradam. Sempre superjustas, marcando o corpo todo. A amiga concordou e até hoje não conseguiu responder à pergunta.

Mas, você pode dizer, eu gosto de calças justas! Amiga, gosto é construído social e culturalmente também, então você pode até achar que seu gosto é só seu, intrínseco, apenas baseado em fatores estéticos, em como as calças ficam no corpo etc, mas não é. E aliás, acho muito difícil acreditar que alguém realmente goste de vestir algo que aperta, arranha, esquenta, e que toda hora tem que se verificar se a roupa de baixo tá aparecendo.

Mas, você pode dizer, mulher nenhuma é obrigada a usar calças justas. Muitas mulheres até compram modelos masculinos. Sim, é verdade. Mas, nenhuma mulher faz isso sem que junto venha algum julgamento: é lésbica? É hippie? É relaxada? É feminista? E, dependendo da profissão, ela não arrumará emprego vestida assim. Já não basta querer trabalhar fora, ainda quer se vestir com conforto? Não, é pedir demais. Uma coisa ou outra. Ou seja, algo que qualquer homem faz todo santo dia: sair por aí com calças largas, que não se ajustam ao corpo, com aquela bunda amassada, pra uma mulher, pode ter um preço, às vezes, tão caro de pagar, que muitas continuam se espremendo nas calças femininas pra nem pensarem nisso.


Então, homens que riem de suas parceiras tentando entrar numa calça jeans, parem. Em vez de rir, pensem um pouco sobre seus privilégios, inclusive o de andar por aí vestido de qualquer jeito, sem serem julgados por isso, o que parece uma bobagem, mas não é. Toma-nos um tempo enorme, pra fazer coisas que vocês fazem em muito menos tempo. E tempo é dinheiro, e nós já ganhamos menos! Então, parem de rir, porque não tem a menor graça. Ou continuem rindo, aliás. Eu, se fosse homem, riria todo dia também, de não ser parte de uma classe que tem que deitar no chão sujo do provador simplesmente pra entrar numa calça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário