domingo, 3 de maio de 2015

JOGO DOS 7 MIL ERROS

É tanta coisa absurda que a gente vê nas redes sociais todos os dias, que comecei a “colecionar” algumas pérolas pra uso futuro, mas já estão superlotando minha memória, então vamos ao jogo dos 7 mil erros. Me perguntando aqui quantos anos levará pra chegar a 7 mil, mas infelizmente não acho que serão muitos...

Resolvi começar com este post aqui, pois o vi dezenas de vezes no meu feed, compartilhado inclusive por mulheres que costumam problematizar essas coisas:



ERRO NÚMERO 1: GORDA NÃO É XINGAMENTO

Antes de mais nada, é gorda, e não gordinha. As pessoas têm tanto nojo da gordura, que nem falar a palavra gorda conseguem. Então, seu único DEFEITO é ser/estar gorda? Não, mana, gorda não é defeito, gorda é tamanho! Ao compartilhar isso, você assina embaixo de uma mensagem que diz que ser gorda é um problema, é ruim, é algo negativo, que nenhuma mulher quer. Eu vivi 37 anos em guerra com meu peso e, só recentemente, entendi que ser gorda não é nem nunca foi problema nenhum pra mim, que o problema sempre foram os outros, aquele olhar de pena, tipo “se perdesse uns quilinhos, iria ficar tão linda”! Eu, finalmente, desencanei. É uma sensação maravilhosa poder comer qualquer coisa sem pensar em quantas calorias tem, pensar em fazer exercício apenas por motivo de saúde (ainda estou na fase do pensar, um dia chego na fase do exercitar propriamente dito), e só ficar triste em engordar, por perder várias roupas (mas, como ganho várias também, de quando estava mais gorda, é, na verdade, uma ótima forma de variar o guarda-roupa, sem precisar gastar dinheiro). E o primeiro passo é entender que GORDA NÃO É OFENSA!

ERRO NÚMERO 2: INJUSTIÇA É OUTRA COISA


Injustiça é esse monte de merda que a gente vê no noticiário todo dia, e não ser linda, divertida, inteligente e charmosa. Isso seria injustiça com quem? Com quem não é? E desde quando estamos no mundo pra competir pra saber quem é mais ou menos cada uma dessas coisas? Até porque não dá pra separar essas características assim, como se fossem quesitos de um concurso de miss! Ser inteligente te torna mais divertida, logo mais charmosa, logo mais linda! Além disso, tudo isso é discutível, porque vai depender de aos olhos de quem você é essas coisas e não de um parâmetro pré-estabelecido de pontos a serem conquistados em cada quesito! Podem acreditar que é discutível: tem gente, por exemplo, que me acha feia, chata, burra e sem charme! Mas, o mais importante aqui é: tá mais do que na hora de pararmos de competir por esse troféu que não receberemos nunca! Pra que compartilhar algo assim e estimular ainda mais competição inútil entre as mulheres? Competição essa, aliás, que só favorece aos... Homens! Seja linda, divertida, charmosa e inteligente o quanto você quiser. Não existe um total dessas qualidades no mundo, que, sendo demais de uma delas, você estaria tirando de outra mulher, ok? Lembre-se que injustiça mesmo é feminicídio, gente passando fome, trabalho escravo, mutilação genital, exploração infantil... Enfim, são tantas as injustiças verdadeiras que não precisamos espalhar boatos de injustiças falsas por aí.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário