domingo, 7 de junho de 2015

ERRO NÚMERO 12: MULHERES TAMBÉM BRILHAM SOB O SOL, E O SOL TAMBÉM BRILHA SOBRE ELAS

Este não chega a ser um erro, mas uma falta de acerto. 


Será que o Quino não poderia ter colocado pelo menos um nome feminino na tirinha? Será que não existe nenhuma mulher sobre a qual o sol já brilhou que pudesse inspirar a Mafalda? Será que Mafalda, uma menina, não poderia se ajoelhar perante outras mulheres? 

Ai, mas que exagero. Ele simplesmente não pensou em nenhuma mulher. Exatamente. Não pensou, porque a maioria das pessoas, inclusive mulheres, quando pensam em exemplos de vida ou sucesso em qualquer área, não lembram de mulheres, não incluem mulheres entre aqueles que admiram. Ele não pensou em incluir mulheres, mas toda vez que uma mulher tem que ser excluída de algo devido a seu sexo, ela será. Recentemente, um avaliador de um periódico científico pensou que seria apropriado dizer que não iria aceitar o artigo de duas pesquisadoras, e sugeriu incluírem um nome masculino entre os autores! Quando se pensa em mulheres, é só negativamente, não positivamente.

Mulheres precisam urgentemente de mais e melhores representações em todas as mídias, precisamos nos lembrar das poucas mulheres que se destacaram na história, apesar de tantas forças em contrário. Elas precisam aparecer mais, pra que as meninas de hoje, como a Mafalda, saibam aonde podem chegar. Elas precisam aparecer mais, pra que as dificuldades por que passaram pra chegar aonde chegaram também apareçam mais, e sejam combatidas daqui pra frente. Pra que as meninas de hoje não precisem mais enfrentar as mesmas dificuldades de séculos atrás. Pra que as pesquisadoras de hoje não precisem ler que seu artigo precisa de um nome masculino na autoria.

Mulheres, passem a se interessar mais pelo trabalho de outras mulheres. Busquem, pesquisem, mesmo que queiram esconder o máximo possível as façanhas de mulheres. Leiam mais autoras. Escutem mais compositoras. Leiam sobre a história das mulheres, e mulheres que fizeram história. Sobre a ciência das mulheres, e mulheres que fazem ciência. Assistam esportes femininos. Vejam filmes dirigidos por mulheres (embora sejam tão poucas diretoras de destaque). Aprendam sobre as mulheres que tiveram suas obras roubadas pelos homens de sua vida, e nunca tiveram o crédito merecido. Aprendam sobre as esposas de grandes ícones masculinos, e como frequentemente elas foram fundamentais pra suas obras, e como frequentemente foram abusadas por esses homens considerados geniais por todos. Curtam mais comentários de mulheres (até em páginas feministas, comentários de homens costumam ter mais curtidas que de mulheres!). Escutem mais as mulheres a sua volta e exijam ser mais e melhor representadas.

Que a menina Mafalda não precise mais se ajoelhar pra venerar nomes masculinos. Que o nosso sol seja aquele que iluminou Carolina Maria de Jesus, Marie Curie, Dandara dos Palmares e Chiquinha Gonzaga. É desse sol que eu quero me contagiar e quero que as meninas de hoje se contagiem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário