quarta-feira, 10 de junho de 2015

JOGO DOS 7 MIL ERROS - 13 e 14


ERRO NÚMERO 13: MULHER NÃO PRECISA DE HOMEM

Nesse caso, o post tá certo, o erro tá mesmo nos homens acreditarem que o mundo gira em torno deles, que toda mulher precisa de um homem pra ser feliz. Desçam do salto, porque tá feio. Embora haja, sim, uma enorme pressão social pra mulheres se sentirem assim, não há nada de realmente irresistível em vocês que justifique isso, muito pelo contrário. Tenho certeza de que alienígenas ficariam bolados, pensando “por que esses seres superiores dão tanta bola e poder pra esses seres inferiores?” E não preciso dizer quem é quem. Ficção científica à parte, essa “necessidade” das mulheres surge de nossa socialização, toda voltada pra acreditarmos no nosso fracasso se não tivermos um homem (assim como a de vocês é voltada pra acreditarem que são o centro do universo). Aliás, essa suposição também ignora o fato de que algumas mulheres são lésbicas e nem pensam em se relacionar com homens, muito menos em precisar deles. E, não, não é porque têm trauma, odeiam homens, ou não encontraram o certo ainda. É porque simplesmente não gostam e não querem se relacionar com homens, por mais inacreditável que isso possa soar pra um indivíduo do sexo masculino.

ERRO NÚMERO 14: SONHO É OUTRA COISA

Mais uma vez, os delírios de emagrecimento a que somos levadas. Tenho certeza de que, se uma mulher se encontrasse num programa de auditório, ou encontrasse um gênio da lâmpada, e pudesse realizar QUALQUER SONHO, que o de muitas seria realmente poder comer sem engordar. Então, o post tá certo, oras! Não tá, porque não problematiza por que uma mulher preferiria poder não engordar a se tornar milionária, ou viajar ao redor do mundo, ou ter sucesso na carreira, ou resolver o problema da fome, ou QUALQUER OUTRA COISA. É muito triste que diante da possibilidade de realizar QUALQUER COISA na vida, uma mulher escolheria não engordar.

Mas, você está levando o post muito ao pé da letra. Óbvio, estou exagerando pra ilustrar meu argumento. Mas, não duvido que muitas mulheres escolheriam isso, sim, ou outros objetivos ligados à aparência. E mesmo no sentido figurado, não é triste que mulheres compartilhem isso e, novamente, ajudem a naturalizar a gordofobia e o preconceito que acaba atingindo a todas nós? A ela mesma?

Sonho é outra coisa. É estar viva pra ver o fim do machismo. É descobrir a cura do câncer. O teletransporte. É ir ao espaço. É se formar em Direito, e passar na prova na Ordem. É ter um livro publicado. É criar seus filhos e vê-los felizes. É correr a São Silvestre e chegar à linha de chegada. A gente pode sonhar com tanta, tanta coisa. Não há limites pro sonho. E, no entanto, muitas mulheres responderiam “comer sem engordar”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário